Tai Cossich / Kollontai Cossich Diniz

Avatar

Tai Cossich é desenhista e pesquisadora.

Pesquisa de doutorado

Atualmente Tai é doutoranda no Royal College of Art, em Londres, sob orientação de Dr Teal Triggs e Dr Mark Sebba. Sua pesquisa discute, por meio do desenho e fundamentada em epistemologias visuais, as condições sócio-técnicas para impressão de textos em línguas minoritárias (particularmente línguas indígenas das Américas do Sul e Central, no Século XVIII). Tai usa técnicas de marcação de texto de forma quase forense para interrogar suas fontes primárias e apresentar seus achados visualmente, ao mesmo tempo em que implica-se numa conversa mais ampla sobre direitos linguísticos, decolonialidade e pluriversalidades.

Decolonisar a história do desenho gráfico

Tai Cossich interessa-se por abordagens decoloniais da história do desenho gráfico. Projetos de pesquisa com essa perspectiva incluem Tipografia Guarani — A imprensa das Reduções Guaraníticas-Jesuíticas (Séculos XVII-XVIII) e Tipografia e línguas indígenas no Brasil (1998-2007).

Como representante estudantil na Sociedade de História do Design, Tai organiza o Forum Virtual de Estudantes de História do Design. Ela também é responsável por promover e apoiar dois prêmios para estudantes: Virtual Event Award e Research Access Award (informações em português podem ser requisitas por e-mail).

Tecnologias de comunicação e informação para autonomia e transformação social

Tai foi designer gráfica na divisão de editoração da Funai, a Fundação Nacional do Índio, onde trabalhou em projetos editoriais em diversas línguas indígenas e em colaboração com educadores indígenas; no Instituto Paulo Freire ela foi responsável por implementar o uso de programas livres e de código aberto em programas comunitários de educação e na formação de professores; e no projeto Brasiliana USP ela trabalhou na formação de pessoal para digitalização de arquivos comunitários e na formulação de políticas públicas para digitalização de arquivos memoriais brasileiros.

Quadrinhos e psicanálise

Tai também é uma entusiasta das histórias em quadrinhos. ☺ Em seus desenhos, ela explora temas que vão do amor à teoria dos conjuntos. Suas tiras foram publicadas pela The Lacanian Review, e sua novela gráfica minimalista A Espetacular Clínica da Monga apresenta Caso Original foi publicada pela Lote 42.

e-mail
taicossich@gmail.com
tai.cossich@network.rca.ac.uk

tweets @taicossich

subir  ↑