Tai Cossich

           

Marcas de elisão na página literária

Palavras-chave

Multimodalidade
Áudio-livro
Literatura inglesa
Epistemologias visuais
Marcação de texto

Avatar

The Pickwick Papers (Charles Dickens, 1836), áudio-livro.

⦿ TEXTO EM CONSTRUÇÃO: melhores detalhes sobre esse projeto em breve.

Investigação exploratória em que técnicas de marcação de texto são usadas como método de pesquisa, afastando-se dos usos computacionais de linguagens de marcação de texto e, ao contrário, adotando uma abordagem performativa.

O experimento principal consistiu em usar marcação de texto para auxiliar a análise dos efeitos visuais de certas estratégias usadas para interferir na ortografia, também conhecidas como dialetos visuais. Esse tipo de prática é comumente encontrada na literatura inglesa, especialmente a partir do Século XIX.

O ponto de partida foi um conjunto de textos bem conhecidos (de Charles Dickens a DH Lawrence), em que as estratégias dos autores para interferir na ortografia incluem a adição de um símbolo extra-alfabético, a saber, a prática de marcar elisão (a omissão de letras) com o apóstrofe < ’ > a fim de representar um “tipo diferente de inglês”. Os resultados dos experimentos são uma série de visualizações nas quais é possível reconhecer certos personagens pelo padrão visual que seus modos específicos de fala geram no texto.

2017 — 2018

Financiamento

Fundação CAPES — Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Ministério da Educação (Brasil)

Instituição sede

Royal College of Art (Londres, Reino Unido)

Orientação

Prof Dr Teal Triggs — Royal College of Art

Dr Mark Sebba — Lancaster University

Avatar
Avatar
Avatar

Detalhe em passagem de The Pickwick Papers (Charles Dickens, 1836) em que Sam Weller diz gen’l’m’n, gerando um padrão específico.

subir  ↑